Dia a dia: Protetor Solar.

Olá meus queridos!
Então, já estamos cansados de saber que o protetor solar é indispensável na nossa vida, e como ele faz bem para pele, né? O uso dele evita que nossa pele fique queimada ao ponto de descamar, e com essa proteção o bronzeamento natural age, sem aquele ardedor chato e evitando então o câncer de pele. Moramos em uma das Regiões mais quentes do País (Tocantins-Araguaína), no entanto, somos mais que obrigados a fazer o uso horário do protetor, sendo indispensável até mesmo nos dias mais nublados! Saibam mais:


1. Quanto mais alto o FPS, maior a proteção?
Sim, mas a diferença é pequena entre produtos com altos índices de proteção. O que faz total diferença é a aplicação correta para ter eficácia.
2. Como aplicar o protetor corretamente?
Espalhe de maneira uniforme por toda a pele de 15 a 30 minutos antes da exposição e reaplique a cada duas horas (e depois de cada mergulho ou suor excessivo) para obter a proteção adequada.
Segundo estudos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o recomendado é usar 2 mg/cm2, ou seja: 1 colher de chá para o rosto e pescoço, 1 colher de sopa para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás, 1 colher de sopa para ambos os braços e a mesma medida para proteger as pernas e os pés.



3. O mesmo filtro do corpo serve para o rosto?
De maneira geral, sim, mas por geralmente serem mais densos, eles podem causar acne em quem tem a pele oleosa. Se esse for o seu caso, é melhor optar por um produto próprio para o rosto, com fórmulas de toque seco que controlam o excesso de oleosidade.
4. É preciso usar protetor mesmo se ficar na sombra?
Sim. Mesmo sob o guarda-sol, sombrinha, ou qualquer outra cobertura, até mesmo em dias nublados como citamos acima, é necessário usar o protetor solar.
Vocês sabiam que, no caso de dias nublados, 80% da radiação ultrapassa as nuvens?



5. A pele negra é mais resistente ao sol?
Sim, uma vez que ela possui maior quantidade de melanina, mas isso não significa que não precise de cuidados! Vale usar sempre protetor, a diferença é que para quem tem pele negra, o FPS 15 geralmente é suficiente.
6. Excesso de filtro prejudica a produção de vitamina D?
Pode haver uma diminuição, mas não o suficiente para causar sua deficiência. Para produzir a substância – fundamental para o fortalecimento dos dentes e dos ossos –, o organismo necessita de uma quantidade muito pequena de radiação: bastam dez minutos de sol nos braços ou nas pernas a cada dois dias para garantir o efeito necessário.



7. Uma pessoa muito branca consegue se bronzear?
Pessoas com pele muito clara precisam se proteger com produtos de, no mínimo, FPS 30, óculos escuros, chapéu e evitar ao máximo a exposição ao sol nos horários de pico.
É possível que ela consiga um bronzeado saudável, mas provavelmente nada muito expressivo como quem tem pele morena ou negra.



8. Se aplicarmos um filtro solar com FPS muito alto, a chance de bronzear é menor?
O que diminui é a chance de se queimar, deixando a pele vermelha e algumas vezes até com bolhas. Com o filtro, o bronzeado acontece aos poucos e de maneira saudável.

Agora vamos lá, aproveitar o verão da melhor forma!


Pesquisa: myglossacessorios.com.br / Imagens: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário